Processo criativo

Buuu…

fantasma

 Surpreendendo a própria realidade interna…

É interessantíssimo o processo de criação do artista – mais precisamente – os caminhos e as possibilidades que vão surgindo e se revelando em cada etapa do projeto. Ás vezes uma experiência que eu vivi, indica o caminho que eu devo seguir…em outras, uma imagem criada poderá me inspirar a escrever… em outras ainda, a observação de um material pode me remeter á uma idéia e por ai vai… Em alguns projetos, tenho por hábito ir direto para o papel e começo a traçar as primeiras idéias e á medida em que vou as desenvolvendo, mais idéias vão surgindo, amadurecendo, se aperfeiçoando…até a sua culminação final.

O curioso é identificar como esse processo se forma, observando a própria realidade interna. Conversando com diversos artistas, verificamos que com cada um o processo acontece de forma muito individual. E há uma lógica nisso: cada um conta com um universo próprio, diferente do outro: conceitos, pensamentos, sentimentos, experiências de vida, deficiências, virtudes, dificuldades, habilidades..

Compreendo que é muito importante conhecer o próprio haver individual, conhecer o próprio acervo interno e tudo o que está inserido dentro dele, como uma forma de facilitar os nossos passos nessa caminhada.

Eu aprendi que as idéias não emergem quando eu quero, mas sim, através dos meus reiterados esforços, disciplina, dedicação… e é preciso trabalhar bastante para “atrair as idéias”. 

Sabe quando buscamos muito por uma solução e nada?  De repente ela surge e nos acorda de madrugada? Penso que isso ocorre porquê nos esforçamos, nos empenhamos em buscá-la, através de reiterados movimentos.

Neste projeto, criei o objeto físico e posteriormente, descobri que eu poderia fazer uma releitura, utilizando outros recursos e outros materiais…  E me surpreendi ao constatar que uma idéia pode se transformar e se desdobrar em muitas outras  mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s